Fotografia é tema de nova revista brasileira






O Instituto Moreira Salles, conhecido por possuir um dos maiores acervos fotográficos do país – são mais de 550 mil imagens –, irá lançar a revista semestral de fotografia ZUM (180 páginas, R$ 38). A publicação busca mostrar a amplitude do universo fotográfico, com ensaios de profissionais brasileiros e estrangeiros, entrevistas, textos históricos e, claro, belas imagens.
Para celebrar o lançamento, o instituto promove, em São Paulo e no Rio, palestra com Peter Galassi – que por 10 anos foi curador-chefe de fotografia do Museum of Modern Art – MoMA, de Nova York –, além da exibição de uma entrevista de 1989 com o fotógrafo Robert Frank, filmada pelo documentarista João Moreira Salles.

Em sua primeira edição, a revista do IMS traz imagens do lendário fotógrafo americano Robert Frank. As Polaroids da série The Americans são comentadas por Luc Sante, professor de história da fotografia na Bard College, em Annandale-on-Hudson, EUA. Há também um ensaio do crítico de cinema José Carlos Avellar sobre o diretor Jorge Bodanzky, que incluiu o cinema em sua carreira de fotógrafo. Já o ensaio de Henri Cartier-Bresson, publicado pela primeira vez em 1952 como abertura de seu livro Images à la sauvette, convida a entender a câmera como elemento de encontro com o mundo.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário