Site localiza câmeras digitais perdidas ou roubadas


O site StolenCameraFinder.com utiliza um método simples e eficiente para encontrar câmeras digitais perdidas ou roubadas. Basta o dono enviar uma foto tirada pela máquina, que o site localiza outras fotos capturadas pela mesma, possivelmente tiradas pelo novo “dono”, o que deixa mais fácil recuperá-la.

O sistema analisa o Exif (sigla para Exchangeable image file format) da foto, que reúne diversos dados sobre o arquivo e sobre a máquina digital que o capturou – da data da imagem à marca e modelo da câmera. Também é possível, em alguns casos, identificar o número de série do aparelho em questão. Em seguida, o site rastreia a internet em busca de fotos que foram tiradas pelo mesmo número de série da que o dono enviou.

A imagem precisa estar no formato.jpg e, de preferência, original – não modificada e não baixada de algum site, como o Facebook. Isto porque alguns deles modificam ou removem os dados do Exif, o que impossibilita a procura. Infelizmente, nem todas as câmeras digitais deixam seu número de série disponível entre os dados do Exif de suas fotos. Confira nesta lista os modelos compatíveis com o sistema.


Neste caso, ou se a pessoa não tiver nenhuma imagem tirada pela câmera perdida, ela pode inserir o número de série da máquina diretamente no StolenCameraFinder. Este pode ser conseguido na caixa em que a câmera veio, por exemplo.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário