ISO, obturador e diafragma

ISO, Obturador e diafragma são a alma da fotografia e é o que devemos saber para controlar uma câmera. 

O ISO é a sensibilidade do filme (ou no caso da fotografia, do sensor) à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muita luz para a fotografia ficar clara. 
Se o ISO é aumentado, a sensibilidade do filme, aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada.

7988515370_e0b9d310bd_z_large


Já o obturador é um mecanismo dentro da sua câmera que calcula o tempo de exposição, ou seja, quanto tempo vai ficar aberto dentro da sua câmera, recebendo luz.

Ele funciona quando apertamos o botão de disparo, quanto mais tempo aberto, mais luz e menos tempo aberto, menos luz. Essa medida é dada em fração de segundos e chamamos então de velocidade da câmera. Quanto maior o número depois do 1/ mais rápido ele será, e quanto menor, mais lento.

Já o diafragma é o que diz o quanto de luz entrará na sua câmera no momento que o obturador estiver aberto. Essa medida é dada pela abertura da sua lente: f/1.8 f/2 f/4 f/16, etc… Quanto menor o número, maior é o buraquinho da lente. Parece meio confuso, mas isso acontece, porque na verdade essa é a medida do diâmetro desde a abertura até a borda da lente.

392089_307346049310080_100001040610982_948860_309840697_n_large


A junção dessas três coisas é chamada de fotometrar. Existem muitas maneiras de fazer isso, até com fotômetros de mão, mas a mais comum é com o fotômetro presente na própria câmera.



Esse risquinho embaixo dos pontos e números que te diz se a foto “está boa” ou não. 
Quanto mais próximo dos -2, mais sua foto está escura, e quanto mais próximo do +2, mais sua foto está clara. Nesses extremos, sua foto ficará totalmente preta ou totalmente branca.
Esse gráfico pode mudar de câmera para câmera, mas o princípio é o mesmo.

Lembrando que na fotografia não existe certo nem errado, a sua foto pode ser mais escura ou mais clara, depende do efeito que quer dar na foto.

Informações: Lomogracinha (Larissa Coutinho) 
Vamos fotografar? 



________________________________________________________________


Com amor, Baárbara Paz Martinez


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. eu querooo uma lomo agora!! acho muito fofo! lelusantos.blogspot.com

    ResponderExcluir