Kubrick invade Mis e traz seu universo a São Paulo

A/c dos apaixonados por arte e amantes do cinema.

Já havia comentado no meu primeiro post no blog Vovó Santa, que grande parte das minhas paixões, foram apresentadas pelos meus pais, uma delas foi o cinema. 

Meu pai sempre foi aquele cara que gosta de um filme cabeça. Nada de água com açúcar entrava aqui em casa ou muito menos aqueles que sabemos o final, assim que entramos no cinema.



Desde pequena Stanley Kubrick esteve presente nas conversas e assuntos em minha casa, muito mais do que histórias de princesas e príncipes encantados. Como qualquer criança, eu não tinha uma opinião formada para entender o porque meu pai dizia que ele era um gênio.
Mas naquela época eu já achava os efeitos de ''2001 - Uma Odisséia no Espaço'' incríveis e morria de medo de Jack (Jack Nicholson) em sua tão famosa cena em ''O Iluminado''.

Hoje, conhecendo bem mais sobre cinema e fotografia, vejo a grandeza de seus trabalhos e o quanto Stanley contribuiu pela arte em geral.
Ao entrar na exposição no Museu da Imagem e do Som (Mis), lembrei de partes da minha infância e ao sair estava com novas perspectivas e admirando ainda mais o seus trabalhos. 





A mostra é dividida pelos filmes, começando com ''A Morte Passou Por Perto'', com fotografias do set de filmagem, folhetos promocionais, roteiros originais e outros rastros deixados pelo cineasta durante as filmagens, os cadernos de edições também não foram esquecidos por ''O grande golpe''.
Ao entrar em cada sala tive uma sensação diferente, ao começar pela sala do filme ''Gloria feita de sangue'' com sacos de areias e relatos sobre cada cena. A exposição trás também para a sala do ''O Iluminado'' um labirinto e o outro lado da famosa frase ''Muito trabalho e nenhuma diversão fazem de Jack um garoto estúpido'', onde é impossível manter a calma.

Os figurinos estão em grande parte da mostra, alguns como: 2001, Spartacus, Laranja Mecânica, entre outros.
Já ''Lollita'' nos seduz pelo ambiente, fotografias e com uma trilha sonora que procura fazer uma lavagem cerebral em nossas mentes.
Entrei no mundo de Stanley sozinha e por vários momentos me encontrei com os olhos arregalados, braços arrepiados e boquiaberta. 
Em algumas salas me deparei com algumas moças que cuidavam da limpeza da exposição e por acaso elas tiveram a mesma reação que a minha ao ver a grandiosidade de tudo aquilo, isso mostra o quanto a arte é sedutora já que a maioria das funcionárias disseram que não conheciam o trabalho do cineasta.
Há preciosidades como uma carta de Audrey Hepburn dizendo não estar disponível, mas pedindo para o diretor "pensar nela de novo algum dia".
Já na sala dos relatos do filme ''De olhos bem fechados'' sabia que a exposição chegava ao fim e a única frase que veio em minha mente foi: ''Eu não quero sair daqui''. 
E foi isso, exatamente esse dialogo citado em ''O Iluminado''. 

Para entender melhor esta frase somente assistindo o filme e para completar a grandiosidade de suas obras, visitando a exposição pessoalmente. 



"Em todos os países, estudantes e jovens fizeram filas para ver a exposição", contou Chistiane, viúva do cineasta, "Fico comovida e muito triste por meu marido não ter visto isso."

Não é de se duvidar que tudo que Kubrick produziu foi com eterno amor pelo cinema e isso não tem quem duvide. 
Ao final da mostra com a seguinte frase entre as paredes do último corredor: ''Sugerir que eu tire férias do cinema é como dizer a uma criança que tire férias da brincadeira.''


Exposição - Stanley Kubrick 

Visitação: 11/10/2013 a 12/01/2014 

Horários: Terças a sextas - 12h às 22h; sábados, domingos, feriados - 11h às 21h. 

Local: Museu da Imagem e do Som (Avenida Europa, 158) 

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia); Às terças, a entrada no MIS é gratuita 
Informações: (11) 2117-4777 e pela internet.

Imagens: Reprodução


Baárbara Martinez

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. poxa, será que consigo ir antes de acabar? tomara! super curiosa. beijos!

    ResponderExcluir
  2. ah, nao sei como o blog era antes mas amei esse visual hehee :*

    ResponderExcluir