Poderia ser em um filme, mas é São Paulo

Para quem não sabe eu sou estudante de moda, e elaborei recentemente um projeto sobre Processos de Criação de alguns bairros de São Paulo. Como eu sou apaixonada por cinema e séries (pretendo seguir carreira como figurinista) pensei em usar esse tema, porém de uma maneira pouco literal.

Cada pessoa do meu grupo pegou um bairro, e no meu no caso foram três: Moema, Itaim e Ibirapuera. Com isso, pensei em locações de filmes famosos e que eu gosto muito. Mostrei que eles podiam muito bem terem sido gravados nesta capital de São Paulo.

O primeiro filme, que inclusive ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado, é um italiano chamado "A Grande Beleza".



Aqui em SP, no bairro do Ibirapuera e pertinho do parque, tem uma praça que se chama Praça Milão - e uma curiosidade: eu descobri que as cidades de Milão e São Paulo são "cidades irmãs" e assim como aqui tem uma praça em homenagem a cidade italiana, lá também tem uma praça em homenagem à São Paulo (mas por algum motivo se chama Praça Brasília).

Ela não está tão bem conservada quanto merecia estar, porém é um lugar que pouca gente sabe que existe e bem diferente pra tirar umas fotos.



Eu encontrei também uma casa no Itaim construída por um arquiteto paulista por volta dos anos 70 que foi totalmente inspirada em "2001, uma Odisseia no Espaço" e que se chama Casa Bola.


Apesar da inspiração dele ter sido em um filme, quando eu visitei me senti muito mais vendo a Estrela da Morte de "Star Wars" - acho que foi devido ao fato da casa estar em reforma por dentro e sendo assim eu não pude analisar os detalhes que ele pensou e no que ele se inspirou direito.
A casa tem tipo um escorregador que sai de uma janela e cai em um jardim e uma piscina bem inusitada, mas o mais legal é que ela não é visível da rua e sua fachada é a de um prédio comum, que abriga um instituto de artes interativas que se chama "Iai?".


Ainda no Itaim fui em uma hamburgueria chamada Joakin's, na Rua Joaquim Floriano.
Lá poderia muito bem ter sido o cenário de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", um clássico dos anos 70.


O lugar é uma graça, os funcionários são muito simpáticos (até pediram pra eu tirar uma foto deles enquanto visitava o restaurante) e o milkshake de Nutella deles é de longe o melhor milkshake do universo #gordices




Já em Moema, enquanto eu andava de um ponto até outro, encontrei uma cantina italiana e bastante discreta chamada Toscano. Eu cheguei bem na hora que eles estavam limpando, mas o gerente foi muito gente boa e me autorizou a tirar fotos e entrar no lugar mesmo assim.
E que filme lembra mais a Itália do que "O Poderoso Chefão"?


Apesar de parecer um restaurante normal, o que mais me chamou a atenção foram os detalhes da cantina.Tudo ali parecia ter sido colocado propositalmente pra fazer a gente se sentir do outro lado do oceano e muito bem acolhido.



Um beijo,
Lala

Comente com o Facebook:

Postar um comentário